Monovias

Monovias

O QUE SÃO:

As monovias são estruturas metálicas retilíneas ou curvilíneas formadas por uma só viga nas quais deslocam-se as talhas manuais ou elétricas, normalmente são utilizadas para transferir cargas que exijam uma linha de processo contínuo, a carga de içamento da monovia é movimentada tridimensionalmente, limitada apenas pelo comprimento da monovia e pela altura de elevação. As monovias podem ser fixadas diretamente em lajes, instaladas em consoles, vigas ou em estruturas metálicas autoportantes.

MATERIAL FABRICADO:

Descrição geral:

  • Monovia formada por perfil laminado ASTM A-572, ou em viga tipo caixão formada por chapas metálicas ASTM A-36, a viga possui um comprimento que variável dependendo da necessidade do cliente;
  • Quando existente a coluna é formada por perfil tubular redondo ou retangular, a coluna possui um comprimento variável dependendo da necessidade do cliente.
  • Acompanha chumbadores para fixação no teto, ou placas de aço com hastes roscadas para fixação em consoles ou vigas;
  • Eletrificação completa ao longo do comprimento da monovia podendo ser de barramento blindado ou sistema festoon;
  • Fim de curso para redução de velocidade nos extremos da monovia;

ESTRUTURA METÁLICA PRINCIPAL:

A estrutura metálica da viga principal das monovias CSM são construídos com chapas metálicas ASTM A-36 ou perfis IW de aço ASTM A-572 e colunas metálicas em tubos redondos ou retangulares em material ASTM A 106B ou similar. A viga principal e a coluna da monovia são projetadas e calculadas para suportar os máximos esforços de flexão, cisalhamento e compressão. Estas vigas possuem reforços em toda a sua extensão, devidamente espaçados, com a finalidade de assegurar a rigidez da alma.

Os batentes de borracha estão previstos nas extremidades da monovia garantindo as aproximações máximas da talha e são facilmente removíveis para manutenção ou troca.

A alimentação elétrica do equipamento é realizada normalmente pelas extremidades da monovia ou no ponto central dependendo do comprimento da monovia. O equipamento contempla um sistema de alimentação para a talha elétrica através de cabos flexíveis festonado ou barramento blindado.

PINTURA:

A estrutura da monovia é pintada na cor amarelo segurança 5Y8/12 conforme disposto na NBR 7195, possuem toda sua estrutura preparada com jateamento SA 2 ½ eliminando toda a ferrugem, carepa, poeira, óleo, graxa, respingos e qualquer outra substância prejudicial que possa interferir na aderência da tinta afetando a durabilidade do plano de pintura. O plano de pintura é realizado conforme a classificação do ambiente que leva em consideração o grau de corrosão ou agressividade no qual o equipamento estará exposto.

ONDE SÃO UTILIZADAS:

As principais aplicações são carga e descarga em linhas de montagem e estoques em geral, construção civil na linha de pré-moldados, em edificações para instalação de fachadas de vidro,

SERVIÇOS OFERECIDOS:

  • Operação assistida por tempo determinado pela contratante;
  • Montagem e comissionamento de equipamentos;
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Retrofit e adequação de equipamentos;
  • Análises e laudos de engenharia;
  • Consultoria na especificação de equipamentos de movimentação.

MONOVIA SUSPENSA (São Paulo/SP)

Com capacidade de carga de 3t. e elevação de 60 metros, a monovia suspensa foi desenvolvida para o transporte de cargas nas torres do Complexo Vila Olímpia, minimizando a utilização de gruas na obra.