Pontes Rolantes

Selo Empresa Brasileira

Pontes Rolantes

O QUE SÃO:

As pontes rolantes são utilizadas no içamento e translação de cargas diversas. As pontes rolantes se movem sobre trilhos, apoiados em vigas de rolamento, a carga de içamento da ponte rolante é movimentada tridimensionalmente, limitada apenas pelo vão do equipamento, pelo comprimento do caminho de rolamento e pela altura de elevação. As pontes viga simples utilizam talhas acopladas sob a viga, enquanto as de viga dupla utilizam carros-guincho posicionados sobre elas. As pontes rolantes CSM dispõem de recursos tecnológicos de operação simplificada que impactam positivamente na segurança e conforto dos operadores, velocidade dos processos fabris, redução do consumo de energia elétrica e baixos níveis de ruído no ambiente de trabalho.

Descrição geral:

  • Classificação: 1Am, 2m, 3m, 4m e 5m;
  • Viga principal formada de chapas de aço carbono ASTM A-36 ou perfil laminado ASTM A-572;
  • Viga simples ou dupla;
  • Cabeceira em perfil de chapa dobrada de aço carbono ASTM A-36;
  • Deflexão máxima da viga L/600 para capacidades de até 20t, L/800 para capacidades acima de 20t;
  • Rodas em aço SAE 1045 ou SAE 4140 usinadas, com têmpera e revenimento (tratamento térmico) montadas sobre rolamentos auto compensadores de rolos;
  • Mínimo de 25% das rodas são acionadas;
  • Painel de comando montado em gabinete metálico para 04 ou 06 movimentos, com grau de proteção IP54 (apto para ambientes fechados);
  • Tensão de comando 24Vcc em atendimento à norma NR12;
  • Todos os movimentos com inversor de frequência e variação de velocidade por potenciômetro eletrônico;
  • Controle de sobrepeso no içamento feito pelo inversor de frequência;
  • Controle remoto robusto e de simples manuseio;
  • Sinalização sonora (85dB) e luminosa (flash) para aviso de equipamento em movimento;
  • Fim de curso para redução de velocidade nos extremos do caminho de rolamento;
  • Alimentação da talha por esteira porta cabos (viga caixão) ou cortinado (viga IW);
  • Conexões elétricas das cabeceiras e talha simplificadas através de tomadas de engate rápido (padrão industrial multipolar).

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Fornecidas com inversores de frequência dedicados para a movimentação de cargas, possuem controle preciso da abertura e do fechamento do freio da elevação que evita o escorregamento de cargas suspensas e monitoramento do sobrepeso que impede o içamento e movimentação de cargas que excedam os limites de trabalho especificados para o sistema.

Controle remoto robusto e ergonômico permite ao operador escolher uma posição de trabalho adequada e segura com botões de fácil identificação de função e manuseio que possibilitam escolher em tempo real qualquer velocidade entre a mínima e a máxima do movimento acionado.

VEJA O VÍDEO DE NOSSOS PRODUTOS ABAIXO:

ESTRUTURA METÁLICA PRINCIPAL:

A estrutura metálica da viga principal das pontes rolantes CSM pode ser construída com chapas estruturais ASTM A-36 ou perfis IW de aço ASTM A572. As vigas principais são projetadas e calculadas para suportar os máximos esforços de flexão, cisalhamento e torção. Estas vigas possuem reforços em toda a sua extensão, devidamente espaçados, com a finalidade de assegurar a rigidez da alma. As conexões entre as vigas, montantes e cabeceiras são realizadas por parafusos de alta resistência.

MECANISMO DE TRANSLAÇÃO:

São considerados como mecanismos de translação as cabeceiras e os blocos de rodas das cabeceiras da ponte rolante. O perfil da cabeceira é calculado em conformidade com a norma ABNT NBR 8400 e fabricado com chapas de aço ASTM A-36. Reforços internos no perfil asseguram a estabilidade lateral e facilitam sua fabricação.

As rodas são fabricadas com material de aço carbono de alta resistência, oxicortadas, usinadas e temperadas. Estas são prensadas em eixos usinados de grande resistência, rigidez e acabamento final adequado o que garante o alinhamento das mesmas, condição indispensável para o correto funcionamento do equipamento. O diâmetro da roda é dimensionado de forma que a carga máxima não ultrapassa ao permitido pela norma NBR 8400. Todas as rodas têm abas duplas de segurança a fim de evitar o descarrilamento.

Em cada sentido do movimento da ponte rolante estão previstos batentes. Os batentes de borracha estão previstos nas extremidades das cabeceiras da ponte rolante e são facilmente removíveis para manutenção ou troca. Os batentes são calculados conforme NBR 8400, sendo capazes de absorver a energia cinética do equipamento (sem carga de serviço) a uma fração da velocidade de 0,7x a velocidade nominal do equipamento.

Os tipos de rolamentos utilizados no mecanismo de translação variam conforme o tipo e intensidade da solicitação dos esforços. O rolamento mais utilizado é do tipo de rolos auto compensadores, este rolamento tem como característica compensar pequenos desalinhamentos tanto da estrutura quanto do caminho de rolamento, além de entregar uma longa vida útil muito acima do disposto pela norma NBR 8400.

Os motores elétricos são motores de indução, trifásicos, de corrente alternada. O grau de proteção IP atende à necessidade do ambiente requerida na aplicação, porém normalmente utilizasse IP 55, classe de isolamento F. Os motores são revestidos com pintura anticorrosiva e normalmente dotados de freios eletromagnéticos com torque de frenagem igual a 1,5x o torque nominal do motor. O motor elétrico é dimensionado de forma a atender o torque máximo necessário para provocar o movimento no caso mais desfavorável e uma potência suficiente para executar o serviço previsto sem aquecimento excessivo conforme ciclo de trabalho.

Os redutores são componentes de uso universal nas máquinas de levantamento, tem por função compatibilizar torque e rotações dos motores com as rotações das rodas e/ou outros movimentos. Normalmente utilizados redutores tipo rosca-sem-fim, planetários ou eixos-paralelos, possuem torque nominal superior ao torque máximo necessário para provocar o movimento e vida útil superior ao disposto na NBR 8400.

As pontes rolantes podem apresentar todos os movimentos do equipamento controlados por inversores de frequência. Desta forma, as partidas e paradas são suavizadas por rampas de aceleração e desaceleração. O controle dos movimentos é realizado por botoeira pendente ou controle remoto. As teclas possuem dois estágios que possibilitam ao operador selecionar qualquer velocidade entre a mínima e a máxima. Os componentes eletroeletrônicos de primeira linha são montados no painel de comando.

PINTURA:

A estrutura da ponte rolante é pintada na cor amarelo segurança 5Y8/12 e as rodas na cor laranja segurança 2,5YR6/14 conforme disposto na NBR 7195, possuem toda sua estrutura preparada com jateamento SA 2 ½ eliminando toda a ferrugem, carepa, poeira, óleo, graxa, respingos e qualquer outra substância prejudicial que possa interferir na aderência da tinta afetando a durabilidade do plano de pintura. O plano de pintura é realizado conforme a classificação do ambiente que leva em consideração o grau de corrosão ou agressividade no qual o equipamento estará exposto.

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ONDE SÃO UTILIZADAS:

As principais aplicações são em armazéns, galpões de atividade industrial, movimentação dentro de túneis, hidrelétricas para casa de força, entre outras.

ITENS OPCIONAIS:

  • Painel de comando com grau de proteção IP55 ou superior;
  • Dispositivo para monitoramento da qualidade da energia fornecida para o equipamento;
  • Ponto de alimentação adicional para instalação de acessórios no moitão;
  • Iluminação externa no equipamento;
  • Controle de sobrepeso no içamento feito por célula de carga;
  • Botoeira pendente (dependente ou independente da talha);
  • Controle remoto tipo joystick;
  • Sensor anticolisão entre pontes (apenas redução de velocidade ou redução seguida de parada);
  • Sensores e fins de curso adicionais sob consulta;
  • Sinalizações adicionais no equipamento e/ou porta do painel sob consulta;
  • Passarela de manutenção;
  • Cabine de comando (para pontes viga dupla);
  • Caminho de rolamento em viga metálica ou trilho.
  • Outros acessórios disponíveis sob consulta

RECURSOS TECNOLÓGICOS OPCIONAIS DISPONÍVEIS:

  • Operação simultânea entre equipamentos;
  • Sincronismo total entre equipamentos;
  • Controle de velocidade em função da carga (sobre velocidade com carga leve);
  • Sistema de prevenção de içamento de cargas presas e/ou inclinadas.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

  • Operação assistida por tempo determinado pela contratante;
  • Montagem e comissionamento de equipamentos;
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Retrofit e adequação de equipamentos;
  • Análises e laudos de engenharia;
  • Consultoria na especificação de equipamentos de movimentação.

PONTE ROLANTE DO METRÔ DA CPTM (São Paulo/SP)

Instalado a 12 metros da superfície a ponte rolante tem capacidade de 20t. e foi desenvolvida para a montagem do shield (TBM), alimentação das esteiras de aduelas e suporte a equipe de manutenção no transporte de cargas.


PONTE ROLANTE COM IÇAMENTO DE 150T.

Carro-guincho giratório (360º) acoplado sobre ponte rolante instalada à 60 metros de altura, com capacidade de içamento de 150 t. Único do tipo no Brasil, permite maior flexibilidade e segurança.